URBAN

Quer abrir um franchising? Por onde começar a prospeção do seu negócio

27.04.2022
Outros

Se pretende abrir um franchising informe-se e inteire-se dos seus direitos e deveres.

Quando decide tornar-se franchisado de uma rede, como por exemplo da MaxFinance, precisa, antes de tudo, de recolher informação e inteirar-se de quais são as suas obrigações e direitos. Existe uma miríade de negócios disponíveis quer de grandes multinacionais quer de empresas nacionais.

O franchising é um modelo de negócio em que existe uma relação de cooperação de longa duração entre o master franchising (o detentor da marca) e os franchisados. São entidades jurídicas e financeiramente independentes.

Com a leitura deste artigo ficará a saber quais os primeiros passos a dar para procurar e encontrar o franchising que se adequa a si e quais os aspetos a ter em conta na sua prospeção.

Se tem perfil financeiro e comercial, temos a solução para si e apresentamos-lhe três razões para optar pelo franchising da MaxFinance.

Como procurar um franchising?

Antes de escolher, procure oportunidades de franchising, compare os modelos de negócio específicos, inteire-se sobre o investimento inicial e contínuo, bem como dos seus direitos e deveres enquanto franchisado. Decida ainda se pretende fazer parte de uma rede de maior ou menor dimensão e verifique quais são os apoios que o master franchising lhe irá prestar.

Identifique as oportunidades

Comece por consultar anuários e diretórios, se possível vá a feiras e exposições do sector, em Portugal e no estrangeiro, para se inteirar da oferta disponível neste modelo empresarial.  Procure informações sobre o setor, oportunidades e compare-as. Tenha sempre em conta as suas competências e preferências. O seu futuro negócio tem de se adequar ao seu perfil. Questione-se se:

- Pretende apenas criar o seu próprio emprego ou ter colaboradores?

- Pretende trabalhar todo o dia no seu negócio ou manter a sua ocupação profissional atual em simultâneo?

- Quer uma oportunidade de carreira ou apenas um complemento para os seus rendimentos?

- É uma solução para alguns anos que pretende posteriormente vender ou pretende deixar o negócio aos seus herdeiros?

Há redes de franchising que se adequam a todos estes perfis.

Compare as condições

Um franchising poderá ter menos custos no arranque que começar um negócio de raiz, mas tem custos. Verifique qual o investimento inicial, se inclui ou não inventário, quando aplicável, e se abrange direitos de entrada.

Inteire-se sobre despesas como os royalties e taxas de publicidade. Verifique se é necessário ter um espaço comercial aberto ao público, e de que dimensão, ou se poderá prestar os serviços a partir de um escritório ou até de casa.

O investimento inicial também poderá ser muito variado. Poderá precisar de financiamento para iniciar o seu negócio, pois, como assinalam os peritos para qualquer negócio, deverá ter capital suficiente para assegurar as suas despesas pessoais e o negócio durante pelo menos seis meses.

Escolha se prefere uma rede de franchising grande ou pequena

Existem grandes e pequenas redes de franchising, as mais conhecidas atualmente são, sem dúvida, as cadeias de restauração de fast food, mas também as redes imobiliárias. Mas as opções são vastas. Existem franchisings em inúmeros ramos de negócio, incluindo soluções low-cost para trabalhar a partir de casa ou conceitos de vending que lhe permitem aproveitar um pequeno espaço que tenha com porta para a rua para vender bebidas ou snacks, mesmo fora de horas.

Se uma rede de franchising de maior dimensão e multinacional pode representar segurança, uma vez que já tem provas dadas em Portugal e no estrangeiro, uma rede de menor dimensão ou nacional pode ser a solução para si tendo em conta a região em que se encontra a sua base de clientes. Mas não pense que a dimensão da rede é sinónimo de que o seu negócio correrá bem ou mal. É preciso que tenha em si um espírito dinâmico, empreendedor, com interesse na expansão do negócio.

Certifique-se do apoio que a rede lhe irá prestar

A rede exige de si, mas também aposta em si. Para começar, depois de escolher a rede, poderá provavelmente contar com o apoio do seu franchisador para o ajudar a desenvolver o seu plano de negócio.

A generalidade das franquias apresenta programas de formação inicial e contínua. O master pode também prestar apoio ao nível do financiamento e de outros suportes ao negócio, nomeadamente plataformas tecnológicas para que possa trabalhar com mais eficiência.

Tire todas as dúvidas junto do franchisador. Dificilmente poderá tornar o seu negócio um sucesso, caso não entenda na plenitude como funciona.

3 motivos para se tornar franchisado da MaxFinance

A MaxFinance foi fundada em 2008 e tem como objetivo apresentar as soluções financeiras mais adequadas para os seus clientes, na sua maioria pessoas que pretendem adquirir imóveis ou, em menor percentagem, que pretendem concretizar projetos pessoais ou profissionais.

Os intermediários da MaxFinance fazem a qualificação do cliente e segmentação do parceiro. É uma consultoria financeira e formativa, que visa encontrar a melhor solução para os clientes junto da banca, das seguradoras e de outros parceiros, por exemplo, na área da certificação energética.

1. Fazer parte de uma rede consolidada

Atualmente, a MaxFinance é a maior rede do setor de intermediação de crédito em Portugal, contando com 349 franchisados e mais de 600 profissionais, distribuídos pelo Continente e Ilhas. Como um todo, é uma equipa comercial de grande dimensão que beneficia da economia de escala. Para cada um dos aderentes é uma oportunidade de criar o seu próprio emprego beneficiando de uma estrutura organizacional já desenvolvida, base para um significativo poder de negociação.

O franchising da MaxFinance destina-se a profissionais da área financeira, com vocação comercial e perfil empreendedor, dispensando a abertura de um espaço comercial. Os franchisados tornam-se intermediários de crédito vinculados, beneficiando da rede de parceiros do franchisador.

Leia mais: Sabe o que é um intermediário de crédito?

2. Receber apoio tecnológico e formativo

O modelo de negócio foi desenvolvido e testado e todos os candidatos passam por um processo de avaliação que lhes dará acesso aos protocolos previamente firmados entre a MaxFinance e instituições financeiras e outros parceiros.

A MaxFinance dá formação certificada pela DGERT e pelo Banco de Portugal orientada para a preparação de profissionais qualificados, focados e com elevados índices de desempenho. Esta formação abrange áreas como a análise financeira, formação de produto e atividade comercial. Com esta preparação, os franchisados podem ajudar todos os clientes a conhecer os produtos e soluções que podem otimizar a poupança.

Os franchisados têm ainda acesso a sistemas tecnológicos de gestão do negócio baseados em soluções de última geração. Os profissionais têm ainda direito a acompanhamento operacional, cuja missão passa pelo desenvolvimento, implementação e acompanhamento da atividade e pela definição de objetivos e controlo de resultados.

3. Ter um trabalho cheio de desafios e soluções

No seu dia a dia, os intermediários de crédito farão estudos de perfil dos clientes, apurando as suas necessidades e estabelecendo contactos com as instituições financeiras para encontrar as propostas adequadas a cada cliente. Selecionado o parceiro protocolado, a aprovação de um processo de crédito poderá estar concretizada em 24 horas.

Os serviços prestados pelos intermediários de crédito são totalmente gratuitos para o cliente. A remuneração dos intermediários provem das entidades financeiras com as quais a MaxFinance tem acordos.

Agora que sabe o que é um franchising, que sabe quais as questões que deve colocar para encontrar o modelo de negócio que melhor se adequa ao seu perfil e que conhece as vantagens que a nossa rede de franchising lhe oferece, só resta contactar a MaxFinance para dar início ao seu negócio.


Saiba mais sobre a MaxFinance, na entrevista à CEO, Beatriz Rúbio

partilhar